As diferenças entre gestão de pessoas, RH e DP:
As diferenças entre gestão de pessoas, RH e DP:
O que existe de mais importante em uma empresa é o time que a compõe, e as pessoas precisam constantemente de estímulos para continuar se identificando com o que produzem, sabendo das oportunidades e desenvolvendo um bom trabalho.
Gerir uma equipe também é observar os pontos positivos e negativos de cada colaborador e de cada etapa do processo. Existem diversos métodos e nomes para esse trabalho, assim como diferenças em sua forma de atuação.
Para facilitar o entendimento sobre o que é responsabilidade de cada setor, fizemos um resumo sobre as diferenças entre gestão de pessoas, recursos humanos e departamento pessoal:
Gestão de Pessoas: Gestão está mais ligado a administração do que as questões, especificas de RH, por tanto os gestores buscam constantemente desenvolver os seus colaboradores, aumentando engajamento e por consequência a produtividade, contribuindo para o crescimento da empresa.
Recursos Humanos: Planejamento é a ordem nesse ponto, assim como organização e controle dos procedimentos que envolvem recrutamento, seleção, plano de carreira, contratação, integração dos colaboradores e acompanhamento das atividades.
Departamento Pessoal: Simplificando muito, é a parte burocrática do trabalho que lida com documentos, leis, normas e convenções e garante seu cumprimento de maneira rigorosa para evitar problemas legais com a justiça do trabalho.